Memórias de uma época - IV

20091230

Raro eclipse parcial da lua cheia

Um eclipse nessa data ocorre somente de 9l em 9l anos

O intervalo médio de ocorrência de duas luas cheias, no mesmo mês, é de 2 anos e 8 meses; mas esse fenômeno, em dezembro (duplas luas cheias) acontece de 19 em 19 anos (p. ex. 1952, 1971, 1990, 2009, 2028...). A segunda lua cheia do mês, nos Estados Unidos, é chamada de Blue Moon (Lua Azul ou Lua Triste) - nomes equivocados (ao meu entendimento), pois não se trata de um luar azul; nada muda. O mês em que este fenômeno mais ocorre é Julho e o mês com menor frequência é Setembro. Há uma interessante tabela das “luas azuis” oferecida pelo astrônomo Irineu Gomes Varella, com as ocorrências em outros meses, e outros dados.

O fato interessante é a raridade de um eclipse ocorrer numa lua azul, no mês de dezembro e à véspera de Ano Novo. Segundo o Millennium Catalogue of Lunar Eclipses (NASA), novo evento deste só daqui a 91 anos, de modo que em mil anos ocorreria apenas 11 vezes.

Simulação do eclipse 31-12-2009Na véspera do Ano Novo, portanto, a Terra faz uma sombra na parte sul da Lua, provocando um elipse parcial de 8%. O evento será visível apenas da Europa, África e Ásia, atingindo seu ponto máximo às 19h24 (Universal Time), mas não deixa de ser um marco especial. Clique na figura para ver simulação.

Apenas para completar o conhecimento, Lua Azul (Blue Moon) era uma expressão da época de Shakespeare que significava algo raro ou absurdo. Vem daí a expressão e tem mais de 400 anos de idade.

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO