Memórias de uma época - IV

20091021

O homem de volta à Lua

Nasa prepara sucessor do ônibus espacial para lançamento:o Ares I-X, veículo criado para levar astronautas à Lua

O Ares I-X tem 100 metros de altura, quase o dobro do ônibus espacial.


O novo foguete criado pela Nasa para levar astronautas ao espaço, depois da aposentadoria dos ônibus espaciais, chegou nesta terça-feira, 20, à plataforma de lançamento, para realizar um voo de teste na próxima semana, num momento em que o futuro do programa espacial dos Estados Unidos está em jogo.

Esta é a primeira vez em 34 anos que um foguete diferente do ônibus espacial é posicionado na plataforma de lançamento 39-B. A Nasa modificou a plataforma para este foguete, parte da arquitetura que um dia poderá levar astronautas de volta à Lua.

O foguete experimental Ares I passou a noite viajando do hangar para a plataforma. A viagem de cerca de 7 quilômetros levou mais de sete horas.

O veículo decolará na próxima terça-feira, num voo de 2 minutos para demonstrar o desempenho do primeiro estágio, a um custo de US$ 445 milhões.

Delgado e excepcionalmente alto, com quase 100 metros, ele é semelhante ao que levará astronautas ao espaço, provavelmente a partir de 2015. Mas boa parte da montagem é apenas cenário, e não carregará pessoas ou carga útil.

O ônibus espacial, em contraste, tem 56 metros de altura. Os foguetes Saturno V, que levaram astronautas à Lua nos anos 60 e 70, tinham 110 metros.

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO