Memórias de uma época - IV

20100217

Ondas gigantes no Pacífico

Ondas poderão atingir até 14 metros de altura no Oceano Pacífico, podendo chegar a 40 metros em alto mar.

A altura das ondas e a potência das tempestades estão crescendo no oceano Pacífico e o mesmo pode estar ocorrendo no Atlântico. Um estudo de Peter Ruggiero (2010), da Universidade de Oregon (EUA), mostra que a altura delas aumentou em 40%, nos últimos 30 anos, podendo chegar a incríveis 40 metros em alto mar, durante tempestades mais intensas. O fenômeno, que parece estar associado às mudanças climáticas, é capaz de aumentar os casos de inundações e erosões em áreas costeiras.
Embora não possamos afirmar que esse aumento das ondas vá continuar no futuro, nesse momento, ele é real e deve ser levado em conta em qualquer planejamento de proteção costeira (...) Numa escala mais imediata, esse aumento do tamanho das ondas no Pacífico Norte representa uma grande ameaça, hoje, agora, às populações das regiões costeiras banhadas por ele (Ruggiero, 2010)
Entre as possíveis causas para o aumento das ondas no Pacífico Norte estão a mudança nas rotas das tempestades, que têm se tornado mais intensas, e também a maior potência dos ventos na região.

Sem dúvida, tudo isso está associado ao aquecimento global. Embora essa ligação não tenha sido o foco do nosso trabalho, é certo que o aumento da temperatura na superfície do oceano, por exemplo, seja um dos principais mecanismos por trás desse fenômeno observado nos últimos trinta anos. São acontecimentos interligados. Além disso, a região norte do Pacífico sofre com as zonas de subducção, áreas de convergência de placas tectônicas, capazes de causar não apenas tremores e tsunamis, mas também o afundamento de pedaços de terra próximos à costa (Ruggiero, 2010)
Segundo Ruggiero (2010), os oceanos Pacífico e Atlântico são distintos, e ainda não há dados suficientes para garantir que o aumento das ondas, em associação com as mudanças climáticas, possa ocorrer também com este último, com impactos no Brasil. Mas essa hipótese não pode ser descartada, pois há registros de aumento no tamanho das ondas de tempestade no Atlântico, “mas ainda não sabemos se isso se deve a ciclos oceânicos naturais ou à ação das mudanças climáticas”.

Estudo anterior, na Espanha

Por acréscimo, registra-se que, nos últimos dez anos, houve um aumento significativo do número de tornados surgidos no Atlântico Sul (região de Santa Catarina e Paraná, no Brasil). O fenômeno era tão raro que nem nome não existia para ele, no início.

Sobre o regime das ondas no Pacífico ainda, um estudo de pesquisadores do Instituto de Hidráulica Ambiental da Universidade de Cantabria, na Espanha, concluiu que as mudanças climáticas provocaram um aumento de 1,5 metros na altura das grandes ondas do Oceano Pacífico nos últimos 23 anos. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram os registros de 26 bóias situadas na costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá, no Havaí e no Alasca (revista Geophysical Research Letters, Dez/2008).

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO