Memórias de uma época - IV

20091201

Primeiro navio vertical do mundo

Num futuro bem próximo, a estação oceanográfica batizada de SeaOrbiter, vai inaugurar uma nova maneira de explorar o fundo do mar. O projeto de 35 milhões de euros, do arquiteto francês Jacques Rougerie, 64 anos, terá uma estrutura que, ao contrário das atuais estações submarinas, será móvel e poderá navegar pelos oceanos e mares.


O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar (...) Atualmente os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície.

A estação oceanográfica terá 51 metros de altura, apreseentando uma parte submersa e outra fora da água, onde serão instalados equipamentos de navegação e comunicação.

[PNN Portuguese News Network]

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO