Memórias de uma época - IV

20100218

Nossos oito movimentos pelo cosmos

Os habitantes da Terra estão sincronizados em, pelo menos, oito movimentos celestes, mesmo estando parados em algum lugar


A teoria da relatividade restrita de Einstein e a experiência de Michelson mostraram que não existe um referencial "parado", seja no cosmos ou nos universos. Pode ser que alguns referenciais não acelerados como o Sol, a Via Láctea e o nosso Universo cognoscível (mas ainda desconhecido) pareçam sem movimento, todavia, tudo se move, articuladamente.

Sem entrar em muitos detalhes (que poderiam ser melhor explicados pelos astrônomos) podemos perceber oito movimentos periódicos nos quais estamos engajados, desde que nascemos, mesmo estando parados, em algum lugar da Terra. São eles: movimento rotacional do planeta; oscilação periódica do eixo da Terra; precessão dos equinócios; movimento orbital; movimento translacional do Sol; movimento peculiar do Sol; movimento de aproximação galáctica; e deslocamento galáctico, entre outros.

Estes são os oito principais movimentos a que estamos submetidos:

1) Movimento rotacional do planeta – corresponde à rotação em torno do seu eixo, cuja duração é de um dia de 23h 56m 4s (86.164,08 segundos). Um ponto no equador, graças a esta rotação, gira a uma velocidade média de 1.649 km/h (463 m/s), enquanto o centro da Terra, a uma velocidade de 107.515 km/h.


2) Oscilação periódica do eixo da Terra – causada pela força gravitacional da Lua com um ciclo de 18,6 anos (precessão da órbita lunar), consiste da nutação ecliptica longitudinal de ± 17,24” (provocada por uma inclinação de 5,1º do plano da órbita lunar em relação à eclíptica) e da inclinação da própria eclíptica de ± 9,21". Assim são produzidas as estações anuais com verões no hemisfério norte (o pólo voltado ao Sol), e o invernos no pólo sul (voltado contra o Sol) e vice-versa. Além desta nutação de 18,6 anos, existe uma outra, com ciclo menor, de aproximadamente um mês, com uma grandeza de apenas pouco mais de 0,01".


3) Movimento de precessão dos equinócios – que corresponde ao deslocamento do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da sua órbita (uma inclinação axial de 23,5 graus, descrevedo um movimento cônico análogo ao de um pião. É o responsável pelas eras astronômicas, com duração de cerca de 2.240 anos em cada signo do Zodíaco, demorando cerca de 25.868 anos até completar uma precessão e o eixo da Terra se deslocar por todos os doze signos.


4) Movimento orbital – corresponde à translação em torno do Sol (sentido anti-horário), a uma velocidade de 108.000 km/h (29,79 km/s), cuja duração é de 365,26 dias (um ano sideral). Com esta velocidade, em quatro horas, o planeta cobriria a distância Terra-Lua de 384.000 km.


5) Movimento translacional do Sol – corresponde à translação do Sol (e da Terra) em torno do centro da Via Láctea, que se localiza a cerca de 27 mil anos-luz, na constelação de Monoceros, um pouco a leste de Órion (Três Marias). O Sol descreve uma órbita que pode ser considerada circular e sua velocidade relativa gira em torno de 225 km/s, em um período de revolução de aproximadamente duzentos milhões de anos. A Via-Láctea é classificada como sendo uma galáxia espiral com dois braços principais e várias ramificações em movimentos rotatórios em torno do núcleo (à semelhança de um grande cata-vento). É na ramificação de Órion que está localizado o nosso Sol e seu sistema de planetas.


6) Movimento peculiar do Sol – correponde ao deslocamento do sistema solar (em relação às estrelas vizinhas), com uma velocidade de 20 km/s na direção do Apex Solar: um ponto imaginário no céu, na direção da constelação de Hercules, próximo da estrela Vega.


7) Movimento de aproximação galáctica – corresponde ao movimento de aproximação da Via Láctea à galáxia de Andrômeda (M31), a uma velocidade de 300 km/s.


8) Deslocamento galáctico – corresponde ao movimento do grupo local de galáxias (formado pela Via Láctea, Andrômeda e outras menores), em diração do Grande Atrator de Virgo (aglomerado de Virgem), a uma velocidade de aproximadamente 500 km/s.

O terremoto do Chile reduziu a duração do dia e inclinou o eixo terrestre. Leia sobre esses fenômenos em DIAS MAIS CURTOS, CLIMAS MAIS ACENTUADOS

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO