Memórias de uma época - IV

20091123

Aspectos mentais e emocionais do câncer

É plausível admitir que o câncer em geral seja um problema da psiquê que se reflete no corpo.
Aqui está uma breve revisão sistemática sobre terapias alternativas do câncer, considerando os principais trabalhos científicos publicados nos últimos 50 anos: T. Beck, LeShan, Simonton, Capra, Hamer, Chopra,Loyd e outros. Refere-se à visão pós-moderna da saúde e do adoecimento e à importância dos fatores psicológicos no desenvolvimento do câncer e de outras enfermidades degenerativas.

O que se observa é que o caminho para a prevenção e a cura do câncer passa por uma mudança radical na vida, não apenas nos processos corporais e psíquicos, mas também no nível abstrato, do sagrado, da alma, dos sonhos, imaginação e insights.

Parece que determinados estados emocionais, resultados da biografia particular do indivíduo, são precipitadores de doenças.

De fato, há uma correlação exata entre a evolução de determinado conflito e o câncer, em nível cerebral e orgânico, bastando que a pessoa passe por choque psíquico brutal, que sinta isso como um evento marcante de sua vida ou como um conflito agudo e dramático vivido em solidão para que o câncer dispare. É o grau subjetivo do conflito, sua forma e seu matiz, experimentados pela pessoa, o que determina o surgimento de agravos.

É plausível admitir que o câncer em geral seja um problema da psiquê que se reflete no corpo.

A maioria dos problemas de saúde e as respectivas soluções estão relacionados a sentimentos/emoções e atitudes e posturas vinculadas ao perdão, crenças, e bem assim, ao desequilíbrio em relação ao amor, alegria, paz, paciência, elegância, modéstia e auto-controle.

Por outro lado, o organismo humano possui uma tendência inerente para curar-se e para evoluir, se a pessoa alcançar e se manter num estado especial em que as forças curativas naturais se tornem ativas.

Boa disposição mental, equilíbrio emocional, boa alimentação e exercício físico são fatores imprescindíveis para se reverter a sequência de eventos que leva à doença, permitindo que o organismo se torne saudável novamente. O câncer e a maioria das enfermidades não são problemas meramente físicos ou corporais, mas um problema da pessoa como todo.

Eis a íntegra do artigo...


A possibilidade de investigar as alternativas terapêuticas para a prevenção e tratamento do câncer, que possam complementar o tratamento convencional ou subsidiar a promoção da saúde, foi a motivação principal desta pesquisa. Espera-se poder, ao final, ter contribuído com o estudo do câncer, do ponto de vista holístico, como requer a visão contemporânea.

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO