Memórias de uma época - IV

20091202

Casas à prova de enchentes


Existem no mundo, em execução, centenas de projetos inspirados nos prognósticos para o planeta, a partir de 2012. É o caso do projeto habitacional "Cidade Flutuante", idealizado pelo arquiteto holandês Adri Van Oojen, que saiu do papel em 2004 e já tem construídas 14 das 45 casas previstas.

Essas casas anfíbias possuem mecanismos hidráulicos capazes de elevá-las cinco metros acima do nível normal, em caso de cheias. Elevadores facilitam a flutuação da supermoradia, que tem fundações de concreto (que servem como âncora) e área habitável de madeira, mais leve. Segundo Marianne, esposa de Van Ooje, "é agradável para viver e totalmente à prova de enchentes".

Casas como a dos Van Oojen são a ponta visível de um projeto mais ambicioso da companhia Dura Vermeer, que as ergueu: a construção de cidades flutuantes na Holanda. Um programa espetacular, que prevê a entrega de 12 mil casas anfíbias, está em estudo. O local escolhido é o entorno do aeroporto da capital, Amsterdã.

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO