Memórias de uma época - IV

20091226

Desenvolvimento da ciência no Brasil

Num curto espaço de tempo de duas décadas, a produção científica brasileiro subiu de 28 para 17, no ranking mundial da produção científica (artigos, ensaios, monografias, dissertações e teses etc.). O Brasil está à frente da Bélgica, Escócia e Israel, entre outros, e logo abaixo da Coréia do Sul, Suíça, Suécia, Índia e Holanda.

Entre as dificuldades que ainda emperram o desenvolvimento da ciência no Brasil estão a concentração das investigações em universidades e institutos públicos, com uma contrapartida pouco significativa da iniciativa privada, além do fluxo irregular de recursos financeiros.

Astronomia, biotecnologia, física, medicina e pesquisa agrícola são alguns dos segmentos que mais se desenvolveram, projetando o país no cenário internacional. No entanto, outras áreas, como a matemática, de que parte destas pesquisas dependem, ainda não dispõem da quantidade desejável de pesquisadores.

Enquanto comemora conquistas recentes em genômica (DNA) e ingressa no novíssimo campo da proteômica (proteínas), o Brasil faz planos para desenvolver, rapidamente, também o segmento da nanotecnologia .

[Informações do Institute for Scientific Information (ISI), entidade especializada em bibliometria.]

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO