Memórias de uma época - IV

20091202

Estação orbital ISS está pronta


Apesar de os vôos espaciais tripulados fazerem parte do cotidiano da imprensa, o crescimento dessas viagens me chama a atenção. É um sobe e desce de naves cujas missões são pouco conhecidas ou divulgadas.

O ônibus espacial Atlantis pousou no aeroporto da Flórida, sexta passada (27 de novembro) encerrando uma missão de 11 dias, cuja finalidade foi a entrega de uma carga de 14 toneladas de alimentos na Estação Espacial Internacional (foto), um dos últimos fornecimentos da Nasa antes de a frota de ônibus espaciais ser substituída por outra aeronave.

A Nasa está construindo espaçonaves do tipo cápsula para substituir os ônibus espaciais, que estão sendo aposentados devido a preocupações de segurança e alto custo operacional. Restam somente cinco missões para completar os 100 bilhões de dólares destinados à estação orbital, um projeto de 16 países que está em construção há onze anos a 355 quilômetros da Terra.

As novas espaçonaves também permitirão à Nasa enviar astronautas à Lua e outros destinos no sistema solar, além da estação.


Acima, uma vista da ISS, mostrando o Estado de Mato Grosso (com rios e afluentes). Para saber mais, visite o Guia de Referência da NASA com informações e vídeos (internos e externos) atuais sobre a ISS.


___________________

Ficam aqui duas questões: Estariam os 16 países-sócios da estação orbital ISS preparando-se para acolher uma população terráquea especial, no caso das profecias maias se concretizarem, em 2012? Quantas pessoas caberiam lá em cima?

4 Comentário(s):

Flavio Flora ⟴ 5 de janeiro de 2010 às 10:15  

Para completar ...

Fato curioso ocorreu na passagem do ano, na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Os cinco tripulantes comemoraram o Ano Novo por três vezes. Segundo um porta-voz do CCVE, citado pela agência Interfax "a ISS dá uma volta ao redor da Terra, aproximadamente, em uma hora e meia. Deste modo, a estação cruza 16 vezes a fronteira entre o Ano Novo e o Velho”.

Os cosmonautas poderiam ter celebrado o Ano Novo o mesmo número de vezes, mas o fizeram apenas três vezes: : segundo a hora de Moscou (Rússia), de Houston (Texas, EUA) e de Tóquio (Japão), segundo fontes do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A atual missão permanente na ISS é integrada por dois astronautas russos (Maxim Surayev e Oleg Kotov); dois norte-americanos (Jeff Williams e Timothy J. Creamer); e um japonês (Soichi Noguchi).

Anônimo,  10 de fevereiro de 2010 às 20:26  

O ônibus espacial Endeavour se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na madrugada desta quarta-feira (horário de Brasília).

Depois de seu lançamento antes do amanhecer na Flórida, na segunda-feira, o Endeavour passou a maior parte da terça se aproximando da ISS, a 346 quilômetros de altura sobre a Terra.

A missão, com seis astronautas, vai durar 13 dias, com três caminhadas espaciais previstas.

Um novo módulo, o 'Tranquility', será instalado na ISS. Ele terá uma cúpula com sete janelas de onde será possível fazer observação panorâmica da Terra, de corpos celestes e de naves em suas manobras de aproximação da estação.

Flavio Flora ⟴ 3 de abril de 2010 às 10:34  

Agora são seis na estação ISS

Dois cosmonautas russos e uma astronauta americana decolaram nesta sexta-feira (2/4) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

O foguete Soyuz levou a bordo a astronauta Tracy Caldwell Dyson e os cosmonautas Alexander Skvortsov e Mikhail Korniyenko.

Os tripulantes passarão seis meses na estação, em companhia do americano Timothy Creamer, do japonês Soichi Noguchi e o russo Oleg Kotov.

Flavio Flora ⟴ 8 de abril de 2010 às 15:04  

Agora são 13 pessoas na Estação Espacial ISS

Na Discovery, lançada na segunda-feira passada e comandada por Alan Poindexter, viajam também o piloto Jim Dutton, os especialistas de missão Rick Mastracchio, Clayton Anderson, Stéphanie Wilson, Doroty Metcalf-Lindenburger e Naoko Yamazaki.

Esta é a primeira vez na história da plataforma que quatro mulheres ficam ao mesmo tempo na estação espacial, já que as três tripulantes da Discovery se juntam a sua colega da Nasa Tracy Caldwell Dyson, que chegou a bordo da Soyuz "TMA-18".

Apenas em duas ocasiões anteriores, em 1991 e em 1999, três mulheres coincidiram no espaço.

Atualmente, a ISS está tripulada pelo russo Oleg Kotov, comandante do laboratório orbital, o japonês Soichi Noguchi, engenheiro de bordo, e o astronauta da Nasa Timothy Creamer, que chegaram à ISS no final de dezembro.

A eles se uniram no domingo passado a astronauta americana Caldwell Dyson e os russos Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, que viajaram para bordo da "Soyuz TMA-18".

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO