Memórias de uma época - IV

20160227

"A espantosa realidade das coisas"

Uma nova jornada espacial 
que vai além de nossos lares

Uma viagem a Marte, normalmente, dura de seis a oito meses, dependendo da sua posição em relação ao Terra. É um tempo muito longo para levar exploradores até o planeta sem atrofiar o sistema muscular e orgânico.

Relevo marciano
Esta semana veio a público o cientista Philip Lubin explicando sua técnica para reduzir o tempo do trajeto, o que já havia deixado os operadores do Sistema de Lançamento Espacial (SLE) da Nasa em polvorosa, desde o ano passado, quando iniciaram os ensaios de laboratório.

A tecnologia de Lubin, chamada de “propulsão de energia direcionada”, é mais ou menos assim: um feixe de laser de alta potência é disparado contra uma espaçonave, acelerando-a até próximo dos 90 mil quilômetros por segundo (30% da velocidade da luz).

A técnica já é usada normalmente em escala molecular e se chama “aceleração eletromagnética de fótons”. A ideia é aplica-la a objetos macroscópicos, como uma nave espacial equipada com velas. Já pensando em ter “sondas relativísticas”, orbitando ao redor das estrelas mais próximas, sem dúvida, esse feito abriria novas possibilidade de voos espaciais dentro do nosso Sistema Solar e também fora dele.

Pelo sistema de Lubin, seria possível acelerar uma grande nave aos já citados 30% da velocidade da luz em apenas 10 minutos, usando a mesma quantidade de energia que os métodos atuais.

Marte, por ser o planeta mais próximo e ser a “bola” da vez, quando o assunto é exploração espacial, não é a meta final de Lubin, pois os cerca de 57,6 milhões de quilômetros da Terra. poderiam ser vencidos em pouco mais de três dias.

Alpha Centauri e Cruzeiro do Sul
Pela mesma tecnologia, seria possível, por exemplo, chegar, dentro de 17 anos, a Alpha Centauri, a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar, localizada a 4 anos-luz de distância (ou cerca de 38 trilhões de quilômetros), à esquerda do Cruzeiro do Sul.

— Chegou a hora de começar esta nova jornada, que vai além de nossos lares — disse Philip Lubin.

0 Comentário(s):

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO