Memórias de uma época - IV

20100121

Com a força de um coração cósmico

O que ocorreu no Haiti, antes e depois do terremoto, foi trágico, mas pode ser uma boa lição, considerando que tais eventos podem tornar-se mais frequentes



O Haiti foi abalado mais uma vez, ontem pela manhã, com um tremor de magnitude 6.1 (escala Richter), o que já era esperado pelos geólogos, apesar de muitos acharem que é a colera dos deuses que não está ainda aplacada, e ao longo de décadas e séculos isso será inevitável, em função da condição geofísica daquela região.

O sismo que jogou p’ra cima o Haiti, assustou os menos avisados com um novo tremor de 6.1 (escala Richter), anteontem de manhã, considerado pelos geólogos como um fenômeno esperado, porque nem toda a energia acumulada foi liberada no primeiro terremoto. E pode haver outros menos potentes, nos próximos dias.

Para o editor da revista Scientific American Brasil, jornalista Ulisses Capozzoli (2010), boa parte das pessoas pode até pensar que a cólera dos deuses ainda não foi aplacada, ao refletir sobre a situação que a “estupidez humana” produziu naquela região e que o terremoto expos ao mundo.

Para Capozzoli (2010),
[...] enquanto a Natureza não desiste de castigar os humanos, liberando sua própria tensão interior, a comunidade humana de muitas maneiras toma iniciativas louváveis (...) artistas e cidadãos comuns parecem mais determinados que seus governos, determinados a se exibir como pavões preocupados como implicações geopolíticas.
O jornalista critica países como a França que, por muito tempo, explorou o Haiti e parece não saber (?!) como ajudar, mesmo tendo fortes obrigações morais, considerando-se a sua “presença devastadora” que está gravada em todas as partes do país, a começar da língua, dos costumes e da miséria. Espedava-se que tomasse a iniciativa.


~! [+] !~

20100110

Olhares científicos para o futuro

Controles genético e microbiano, mudanças de paradigmas na medicina e na paleontologia estão entre as expectativas para a nova década

A revista Nature convidou pesquisadores e formuladores de políticas das principais áreas de conhecimento e tecnologia do mundo para identificar questões-chave de suas disciplinas: perfil, obstáculos e medidas urgentes.

Na visão dos cientistas, publicada no último dia 7, são esperados avanços significativos em Biologia, Metabolômica, Medicina, Microbiômica e Farmacologia, enquanto outras áreas merecem mais atenção como as de Educação, Pesquisa, Química, Saúde, Governança e Ecologia, entre outras.


Pesquisas e estudos interdisciplinares – Os modelos de pesquisa em geral, vinculados às universidades, as organizações de saúde e aos mecanismos de busca da internet, requerem mudanças conceituais, pois os atuais métodos já estão defasados e ineficientes.


Desafios políticos, sociais e ecológicos – Nos campo da política, observa-se que a governabilidade, a demografia, a proteção ecológica (com destaque para o solo) e a sustentabilidade energética terão que passar também por processos de adequação e mudanças de foco.


Evolução do tratamento das doenças – Apesar dessesspectos negativos, que deverão ser resolvidos nos próximos dez anos, há significativos avanços no âmbito da medicina e nos tratamentos de saúde, com melhor compreensão do metabolismo humano, do papel da comunidade microbiana, da psicologia biológica e da biologia sintética.


Melhor compreensão do Universo – Procurar entender o Universo, em seus extremos dimensionais, alcançados pela astronomia e a física nuclear, são duas das conquistas altamente tecnológicas esperadas para a década, com telescópios e raios laser muito potentes e mais perfeitos.

~! [+] !~

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO