Memórias de uma época - IV

20100628

O irritante barulho da vuvuzela

Sopros exaltados e ensurdecedores das vuvuzelas podem levar à surdez. Proteja-se!

O irritante e estridente som da vuvuzela, mais alto que um show de rock ou motoserra à toda, só perde para uma turbina a jato. Seu som ensurdecedor tem animado as torcidas e “está na boca do povo” (como escreve hoje Flávia Ayer, Correio Brasiliense/Ciência e Saúde), mas causa sérios danos aos ouvidos, afetando irreversivelmente a audição.

Um sopro na corneta produz ruído de 140 decibéis (dB), equivalente ao de um avião decolando. Em estudo publicado no periódico médico South African Medical Journal, cientistas do Departamento de Patologia da Comunicação da Universidade de Pretória mediram a emissão sonora da vuvuzela durante uma partida de futebol com público de 30 mil pessoas e constatou um nível de ruído constante de 100dB.

Segundo o jornal The Star (da África do Sul), o barulho de 120dB das tradicionais torcidas brasileiras (com seus apitos, bumbos, buzinas e cornetas) não superam o som do cornetão sul-africano, mas também pode causar sérios danos e levar à surdez.

Altos níveis de ruídos prolongados são objeto de regulamentação pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), exigindo que trabalhadores em ambientes com mais de 85dB de forma contínua só permaneçam ali durante oito horas por dia, assim mesmo usandor protetores auriculares.

~! [+] !~

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO