Comida certa e exercícios regulares: longa vida
O segredo para se ter uma vida saudável e longe de doenças é aliar dietas balanceadas e exercícios físicos
O médico estadunidense Louis Ignarro, homenageado com o Prêmio Nobel de Medicina, em 1998 - por suas descobertas no tratamento de doenças cardiovasculares, hipertensão e colesterol alto - passou pelo Rio de Janeiro, esta semana. Disse que o segredo da longevidade está na nutrição saudável (muitas frutas e vegetais frescos, diariamente) e nos exercícios físicos regulares. Com estas práticas, a pessoa “conseguirá de seu corpo o que ele mais pode lhe dar” e propiciará melhor atividade cerebral.
Uma recomendação que vale para todos, mas, em especial, para as pessoas quando estão envelhecendo é ler, ler, ler. Assim como nosso corpo, o cérebro necessita se exercitar, ler é o melhor exercício para o cérebro (Ignarro, 2010).Outro aspecto da longevidade, abordado por Ignarro (2010), é o dos hábitos pouco saudáveis arraigados que precisam ser evitados desde cedo, na infância e adolescência, para se ter uma vida boa em qualidade e com perspectivas de longa vida. Mas pessoas com 30, 40, 50 têm a mesma chance; só é preciso mudar o estilo de vida.
Essa consciência precisa começar em casa e entrar nas escolas. Não funciona quando você diz a seus filhos para comer alimentos saudáveis, se você não faz isso e não segue os mesmos valores. É muito difícil mudar os hábitos, especialmente depois de certa idade. Comidas fritas são muito saborosas e as pessoas acabam comendo cada vez mais. É importante evitar alimentos que vêm em pacotes. Tome muito cuidado com eles. É importante ter uma dieta balanceada e essa mentalidade voltada para hábitos saudáveis como um todo. As chances de evitar doenças cardíacas e estender a vida com qualidade são enormes. Essas crianças devem ter sorte e podem viver até 100 anos com saúde, se exercitando e tendo uma vida normal. Até mesmo crianças, filhas de pais com doenças cardíacas, podem mudar a forma como seus corpos funcionam por meio de exercícios e um diferente estilo de vida saudável. Os corpos delas podem crescer de forma diferente e não desenvolver essas doenças genéticas. (Ignarro, 2010)Segundo Ignarro (2010), todos sabem o que deve ser feito e todos conhecem os segredos para se ter uma vida saudável e livre de doenças: dietas balanceadas e exercícios físicos. “As pessoas devem, sim, prevenir doenças. Prevenir é a senha”.
O fato é que devemos evitar, definitivamente, as gorduras saturadas, que causam doenças cardíacas, diabetes e morte precoce. O problema é que esses alimentos são muito saborosos, e então as pessoas acabam não resistindo e esquecendo o que devem fazer. Carne vermelha, frango e sal devem ser evitados, sim. O sal, usado por muito tempo, causa aumento de pressão no sangue e hipertensão. Pessoas com hipertensão, com o tempo, acabam tendo problemas do coração e há redução da longevidade. Pode parecer óbvio, mas exercícios aeróbicos são fundamentais. É preciso suar. Se você faz exercícios e não acontece nada, você precisa mudar o movimento. (Ignarro, 2010)Em entrevista a Marcelo Gigliotti , do Jornal do Brasil (25/04/2010), Louis Ignarro, 68 anos, avaliou que a dieta do brasileiro em geral é saudável “por que as pessoas comem frutas e vegetais frescos”. Mas observou que as pessoas ainda comem muita carne e pouco peixe. “Eu recomendaria reduzir um terço do consumo de carne e aumentar o máximo possível o consumo de peixes, não deixando de continuar a ingerir frutas e vegetais”.
Desse encontro, extrai-se que o segredo da longevidade é aliar alimentação saudável, pouco calórica e alguns complementos alimentares, com exercícios físicos, considerando que “durante as 24 horas depois do exercício físico, o corpo usa a energia dos alimentos e joga fora a caloria” (Ignarro, 2010).
As pessoas com problemas cardiovaculares deveriam conhecer mais as idéias do Dr. Loius Ignarro, em seu site.
Saiba mais sobre as características bioquímicas do Óxido Nitrico (NO) ~! [+] !~A importância do óxidio nítrico na prevenão de doenças cardiovasculares
Uma pequena molécula produzida pelo corpo - óxido nítrico (NO, sigla em inglês, de oxid nitric) - pode fazer mais do que qualquer medicamento para evitar ataques ou risco ao coração. Trata-se de um gás que ocorre naturalmente no organismo, sendo fundamental para uma circulação saudável. Ele ajuda a dilatar a pressão arterial, e pode inibir o acúmulo de placas arteriais.
Produzida no interior dos vasos sanguíneos, principalmente pelas células do endotélio, a molécula NO é uma molécula de sinalização que se encaixa nas paredes da célula, disparando reações bioquímicas que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Além de ser antioxidante, apresenta ainda os seguintes qualidades:
• Dilatar os vasos sanguíneos – protege os vasos sanguíneos dos músculos, evitando constrições prejudiciais e propiciando que o sangue circule com menos força.
• Controlar a função das plaquetas – evita que estas estruturas celulares do sangue se aglutinem e formem coagulos perigosos, bloqueando a circulação e causando enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
• Reduzir a placa arterial pela metade – como antioxidante, inibe a passagem de monócitos pela parede arterial, reduz a inflamação resultante desse processo e evita os depósitos de gordura nas artérias coronárias, causadoras de problemas cardiovaculares.
• Reduzir o colesterol total em 10% a 20% – é uma diminuição modesta, mas há evidências de que o NO pode ser mais eficaz quando combinado com estatinas (lipoproteinas).
Ainda não se sabe quanto de óxido nítrico normalmente está presente no organismo ou quais níveis são ótimos. É um gás difícil de medir, porque desaparece quase que instantaneamente em contato com o ar. O que se sabe é que o NO é alto no início da idade adulta e vai diminuindo gradualmente, provavelmente, devido aos danos causados às células endoteliais por fatores como dieta rica em gordura e sedentarismo.
O NO não pode ser tomado de forma complementar, porque é um gás, mas é posivel aumentar a produção de óxido nítrico nos vasos sanguíneos por meio de uma dieta equilibrada com boas fontes de vitaminas E e C – ou ainda com suplementos sob acompanhamento médico ou nutricional – e exercícios físicos.
Além da dieta balanceada, é importante manter um estilo de vida saudável, observando o que se come e ser ativo. Tente ...
• Fazer exercícios aeróbicos por, pelo menos, 20 minutos, três dias por semana. Isso estimula células endoteliais a produzir continuamente o NO, mesmo nos dias em que não se faz exercício.
• Reduzir o consumo de gordura saturada presente em produtos animais, tais como carne vermelha, frango, manteiga, leite integral, que contribui para o acúmulo de placa arterial e diminui a produção de NO. O melhor é consumir azeite de oliva, peixe e linhaça, pois estas gorduras ajudam a proteger o endotélio, elevando os níveis de colesterol HDL e reduzindo do mau colesterol.
• Comer mais fibra alimentar de grãos, frutas e legumes, que reduz a pressão sanguínea e o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL), protegendo as as células endoteliais. Muitos dos alimentos que contêm fibras também são ricos em antioxidantes, que inibem o dano celular que reduz o NO. Por isso, é bom comer, pelo menos, 25 gramas de fibras diárias e beber, pelo menos, oito copos de água por dia para se ter certeza que as fibra se movimentam perfeitamente pelo sistema digestivo.