Memórias de uma época - IV

20100427

Comida certa e exercícios regulares: longa vida

O segredo para se ter uma vida saudável e longe de doenças é aliar dietas balanceadas e exercícios físicos


O médico estadunidense Louis Ignarro, homenageado com o Prêmio Nobel de Medicina, em 1998 - por suas descobertas no tratamento de doenças cardiovasculares, hipertensão e colesterol alto - passou pelo Rio de Janeiro, esta semana. Disse que o segredo da longevidade está na nutrição saudável (muitas frutas e vegetais frescos, diariamente) e nos exercícios físicos regulares. Com estas práticas, a pessoa “conseguirá de seu corpo o que ele mais pode lhe dar” e propiciará melhor atividade cerebral.
Uma recomendação que vale para todos, mas, em especial, para as pessoas quando estão envelhecendo é ler, ler, ler. Assim como nosso corpo, o cérebro necessita se exercitar, ler é o melhor exercício para o cérebro (Ignarro, 2010).
Outro aspecto da longevidade, abordado por Ignarro (2010), é o dos hábitos pouco saudáveis arraigados que precisam ser evitados desde cedo, na infância e adolescência, para se ter uma vida boa em qualidade e com perspectivas de longa vida. Mas pessoas com 30, 40, 50 têm a mesma chance; só é preciso mudar o estilo de vida.

Essa consciência precisa começar em casa e entrar nas escolas. Não funciona quando você diz a seus filhos para comer alimentos saudáveis, se você não faz isso e não segue os mesmos valores. É muito difícil mudar os hábitos, especialmente depois de certa idade. Comidas fritas são muito saborosas e as pessoas acabam comendo cada vez mais. É importante evitar alimentos que vêm em pacotes. Tome muito cuidado com eles. É importante ter uma dieta balanceada e essa mentalidade voltada para hábitos saudáveis como um todo. As chances de evitar doenças cardíacas e estender a vida com qualidade são enormes. Essas crianças devem ter sorte e podem viver até 100 anos com saúde, se exercitando e tendo uma vida normal. Até mesmo crianças, filhas de pais com doenças cardíacas, podem mudar a forma como seus corpos funcionam por meio de exercícios e um diferente estilo de vida saudável. Os corpos delas podem crescer de forma diferente e não desenvolver essas doenças genéticas. (Ignarro, 2010)
Segundo Ignarro (2010), todos sabem o que deve ser feito e todos conhecem os segredos para se ter uma vida saudável e livre de doenças: dietas balanceadas e exercícios físicos. “As pessoas devem, sim, prevenir doenças. Prevenir é a senha”.
O fato é que devemos evitar, definitivamente, as gorduras saturadas, que causam doenças cardíacas, diabetes e morte precoce. O problema é que esses alimentos são muito saborosos, e então as pessoas acabam não resistindo e esquecendo o que devem fazer. Carne vermelha, frango e sal devem ser evitados, sim. O sal, usado por muito tempo, causa aumento de pressão no sangue e hipertensão. Pessoas com hipertensão, com o tempo, acabam tendo problemas do coração e há redução da longevidade. Pode parecer óbvio, mas exercícios aeróbicos são fundamentais. É preciso suar. Se você faz exercícios e não acontece nada, você precisa mudar o movimento. (Ignarro, 2010)
Em entrevista a Marcelo Gigliotti , do Jornal do Brasil (25/04/2010), Louis Ignarro, 68 anos, avaliou que a dieta do brasileiro em geral é saudável “por que as pessoas comem frutas e vegetais frescos”. Mas observou que as pessoas ainda comem muita carne e pouco peixe. “Eu recomendaria reduzir um terço do consumo de carne e aumentar o máximo possível o consumo de peixes, não deixando de continuar a ingerir frutas e vegetais”.

Desse encontro, extrai-se que o segredo da longevidade é aliar alimentação saudável, pouco calórica e alguns complementos alimentares, com exercícios físicos, considerando que “durante as 24 horas depois do exercício físico, o corpo usa a energia dos alimentos e joga fora a caloria” (Ignarro, 2010).

As pessoas com problemas cardiovaculares deveriam conhecer mais as idéias do Dr. Loius Ignarro, em seu site.
A importância do óxidio nítrico na prevenão de doenças cardiovasculares

Uma pequena molécula produzida pelo corpo - óxido nítrico (NO, sigla em inglês, de oxid nitric) - pode fazer mais do que qualquer medicamento para evitar ataques ou risco ao coração. Trata-se de um gás que ocorre naturalmente no organismo, sendo fundamental para uma circulação saudável. Ele ajuda a dilatar a pressão arterial, e pode inibir o acúmulo de placas arteriais.

Produzida no interior dos vasos sanguíneos, principalmente pelas células do endotélio, a molécula NO é uma molécula de sinalização que se encaixa nas paredes da célula, disparando reações bioquímicas que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Além de ser antioxidante, apresenta ainda os seguintes qualidades:

Dilatar os vasos sanguíneos – protege os vasos sanguíneos dos músculos, evitando constrições prejudiciais e propiciando que o sangue circule com menos força.

Controlar a função das plaquetas – evita que estas estruturas celulares do sangue se aglutinem e formem coagulos perigosos, bloqueando a circulação e causando enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Reduzir a placa arterial pela metade – como antioxidante, inibe a passagem de monócitos pela parede arterial, reduz a inflamação resultante desse processo e evita os depósitos de gordura nas artérias coronárias, causadoras de problemas cardiovaculares.

Reduzir o colesterol total em 10% a 20% – é uma diminuição modesta, mas há evidências de que o NO pode ser mais eficaz quando combinado com estatinas (lipoproteinas).

Ainda não se sabe quanto de óxido nítrico normalmente está presente no organismo ou quais níveis são ótimos. É um gás difícil de medir, porque desaparece quase que instantaneamente em contato com o ar. O que se sabe é que o NO é alto no início da idade adulta e vai diminuindo gradualmente, provavelmente, devido aos danos causados às células endoteliais por fatores como dieta rica em gordura e sedentarismo.

O NO não pode ser tomado de forma complementar, porque é um gás, mas é posivel aumentar a produção de óxido nítrico nos vasos sanguíneos por meio de uma dieta equilibrada com boas fontes de vitaminas E e C – ou ainda com suplementos sob acompanhamento médico ou nutricional – e exercícios físicos.

Além da dieta balanceada, é importante manter um estilo de vida saudável, observando o que se come e ser ativo. Tente ...

Fazer exercícios aeróbicos por, pelo menos, 20 minutos, três dias por semana. Isso estimula células endoteliais a produzir continuamente o NO, mesmo nos dias em que não se faz exercício.

Reduzir o consumo de gordura saturada presente em produtos animais, tais como carne vermelha, frango, manteiga, leite integral, que contribui para o acúmulo de placa arterial e diminui a produção de NO. O melhor é consumir azeite de oliva, peixe e linhaça, pois estas gorduras ajudam a proteger o endotélio, elevando os níveis de colesterol HDL e reduzindo do mau colesterol.

Comer mais fibra alimentar de grãos, frutas e legumes, que reduz a pressão sanguínea e o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL), protegendo as as células endoteliais. Muitos dos alimentos que contêm fibras também são ricos em antioxidantes, que inibem o dano celular que reduz o NO. Por isso, é bom comer, pelo menos, 25 gramas de fibras diárias e beber, pelo menos, oito copos de água por dia para se ter certeza que as fibra se movimentam perfeitamente pelo sistema digestivo.
Saiba mais sobre as características bioquímicas do Óxido Nitrico (NO)

~! [+] !~

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO