Memórias de uma época - IV

20100310

Evite beber Sukita Zero e Fanta Laranja

Consumir menos refrigerante, em todo caso,  é o ideal para a saúde

O benzeno (C6H6) é uma substância potencialmente cancerígena que está presente em diversos refrigerantes consumidos no Brasil. A revelação foi feita pela Pro Teste – associação brasileira de defesa do consumidor – depois de pesquisar 24 marcas de refrigerantes nacionais, encontrando sete delas com quantidades inaceitáveis. O benzeno surge da reação do ácido benzoico com a vitamina C e não há regra legal para a quantidade adequada do composto em refrigerantes, usando-se o limite para água potável de 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância".

Já a química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.
O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer – há organismos mais e menos suscetíveis. Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir (Arcuri, 2010).
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos como leucopenia.

O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.

O benzeno também está presente no ambiente, principalmente por causa da fumaça do cigarro e da queima de combustível, e na indústria, como matéria-prima de detergente, borracha sintética e náilon, entre outros produtos.

O que disse a Coca-Cola, em nota:
A presença eventual de benzeno em bebidas e alimentos pode ocorrer em níveis muito baixos (...) não representa uma fonte significativa que possa afetar a saúde.
A própria legislação brasileira admite como segura para consumo a água de abastecimento público com níveis de benzeno de até 5 ppb (partes por bilhão). Banana (11 a 132 ppb), manteiga de amendoim (2 a 25 ppb) e abacate (3 a 30 ppb) podem conter benzeno em níveis superiores aos encontrados na água e outras bebidas [...]

 Adoçantes nocivos para crianças

A pesquisa da Pro Teste encontrou adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo.

O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.

Nesse requisito foram reprovados outros seis produtos (Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero) que tinham os corantes amarelo crepúsculo (que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil)  e o amarelo tartrazina (com alto potencial alergênico). “O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa”, diz Ribeiro. Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los pelos não problemáticos.

~! [+] !~

20100305

Hábitos domésticos que precisam ser adotados

Atitudes corriqueiras podem reduzir proliferação de ácaros, bactérias e fungos prejudiciais à saúde. Para evitar riscos, siga estes conselhos biomédicos

Estes são alguns hábitos que precisam ser adquiridos, especialmente em casas onde existem pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios:

1) lavar tapetes e cortinas a cada três meses;

2) trocar os travesseiros a cada dois anos;

3) depois de aspirar o pó, passar um pano úmido com detergente e, em seguida, mais outro com água sanitária (2 colheres de sopa para cada litro);

4) higienizar a esponja da cozinha todos os dias, em água fervente por cinco minutos, e trocá-la todo mês;

5) usar pano de prato limpo e seco e lavá-lo depois de embebê-lo em solução de água sanitária;

6) manter alimentos na geladeira, em vasilhas destampadas, pelo menos, por duas antes de fechá-las;

7) usar talheres de alumínio ou inox e “tábuas” de vidro.

Outras atitudes que devem ser evitadas: assoprar o bolo de aniversário; retirar a formiga do açucareiro e utilizar o açúcar; apertar a descarga com a tampa do vaso aberta; não limpar os filtros de água, semanalmente.

Sete hábitos saudáveis e preventivos de alergias, doenças respiratórias e problemas intestinais

1 Manter a casa arejada e, se possível, lavar tapetes e cortinas mensalmente, ou, no máximo, de três em três meses.

2 Deixar o quarto o mais arejado possível, durante o dia. Trocar os travesseiros pelo menos a cada dois anos, e preferir os modelos de látex aos de pena de ganso. Lençóis, cobertores e edredons devem ser lavados semanalmente.

3 Para aspirar, preferir produto que contenha um elemento filtrante chamado 'hepa', que torna o aparelho mais seguro. Limpar o filtro depois do uso, e trocá-lo, de acordo com as instruções do fabricante, são outras medidas importantes. Por fim, mesmo depois de aspirar os cômodos, o ideal é complementar a limpeza com um pano úmido. Passe primeiro um pano, molhado em uma solução de água e detergente. Depois, enxágue com pano úmido. Em outro balde, misture 2 colheres (sopa) de água sanitária com 1 litro de água. Então, passe no chão e deixe secar, sem enxaguar. Assim é que as bactérias serão eliminadas.

4 A esponja de cozinha deve ser higienizada no final do dia, todos os dias. O processo é bastante simples. Basta ferver água suficiente para cobri-la, desligar o fogo e colocar a esponja dentro, deixando-a de molho por, pelo menos, cinco minuto. Porém, mesmo assim, é preciso trocá-la regularmente. “O intervalo máximo para a substituição deve ser de um mês", diz a professora de Microbiologia Inneke Marie Van Der Heijden.

5 Pano de prato deveria ser descartado logo após o uso, deixando-o, de preferência, numa solução de água sanitária diluída, até o momento de ser lavado. E só volte a reutilizá-lo quando ele estiver seco. No pano seco, as bactérias duram 24 horas; no úmido, 48 horas. Soltas, ali perto dos utensílios domésticos, elas podem, sim, infectá-los, chegando também aos alimentos. É o que os especialistas chamam de "contaminação cruzada".

6 Além de guardar os alimentos na geladeira, logo após o consumo, é importante que estejam em potes destampados. O ar gelado do refrigerador tem a função de roubar o calor do alimento, porém, se o recipiente estiver tampado, o alimento estará numa espécie de estufa, e continuará quente por muito tempo. Nessa situação, a multiplicação das bactérias ocorrerá da mesma forma. Assim, a dica é tampar os alimentos duas horas após tê-los levado à geladeira.

7 Usar talheres de alumínio ou aço inox, e tábuas de vidro para cortar os alimentos. As tábuas de plástico não seguram a umidade, mas apresentam fissuras com o tempo de uso. As de vidro são as melhores, pois não permitem a penetração de micro-organismos, sendo as mais fáceis de limpar.
[Revista VivaSaúde - Rita Trevisan]

~! [+] !~

Estatísticas mundiais

Estas estatísticas são aproximações baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), CIA Factbooks e US Census Bureau, entre outras instituições que fazem levantamentos sobre os diversos itens mostrados. Devido à dinâmica das datas é possível que alguns dados se apresentem contraditórios e não se atinja a acurácia pretendida. Por isso é bom comparar os dados e as informações com outras fontes. O Relógio Mundial e a Calculadora são criações de Poodwaddle.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO